{{form}}
Um tipo de prática baseada em evidências é aquela em que a qualidade e a credibilidade de uma intervenção ou que foram determinadas com base nos resultados da pesquisa. A evidência para uma intervenção pode ser encontrada em literatura científica revisada por pares, documentos com uma metodologia científica e muito mais. Nesse caso, há uma reflexão sobre um determinado tópico e inclui uma avaliação crítica da literatura existente, bem como recomendações para pesquisas adicionais sobre o tópico em questão.
Portanto, uma revisão de literatura geralmente não é uma pesquisa original, mas sim uma avaliação crítica, interpretação e discussão do trabalho de outros. O objetivo é fornecer uma visão geral e contexto para o leitor que vai além do que pode ser encontrado na introdução, em outras partes do artigo ou em um livro.
A revisão de literatura pode ser utilizada para diferentes propósitos, como entender o estado da arte atual em uma determinada área, identificar lacunas no conhecimento, pesquisa ou fornecendo evidências para o próprio trabalho. A revisão de literatura é uma compilação abrangente de material publicado pertencente a um determinado tópico, campo ou área de assunto.
Esse tipo de revisão, também pode ser usado como um texto introdutório para estudantes em aulas universitárias sobre o assunto de estudo.
Neste sentido, é uma ferramenta no processo de pesquisa, quando os pesquisadores tentam formular suas próprias perguntas e como fazer um artigo de revisão de literatura relevante e, consequentemente, ajudam a responder a essas perguntas.
Para fazer uma revisão de literatura nas normas da ABNT foram criadas para garantir que o conteúdo escrito publicado no Brasil seja consistente, preciso e confiável. Essas diretrizes envolvem as publicações das normas pela Organização Nacional de Normalização do Brasil.
Sendo assim, é importante seguir esses padrões ao escrever uma revisão de literatura, pois isso ajuda a tornar o texto mais coerente e organizado. Nesse tipo de revisão de literatura do TCC, deve tá incluso três principais pilares que será apresentado a seguir.
O planejamento é a primeira coisa que você deve fazer antes de começar uma revisão de literatura. Uma boa maneira de começar a planejar e verificar alguns modelos de revisão de literatura é fazer um brainstorming de todas as fontes relevantes para o seu tópico em categorias:
Após esta etapa é hora de organizar suas anotações em um esboço para sua revisão de literatura e certificar-se de que tudo está escrito de forma clara e concisa para que outras pessoas possam entender isso.
A documentação na revisão de literatura é uma parte importante do processo de pesquisa. Ele fornece um resumo das fontes relacionadas ao seu tópico e também ajuda a entender o conceito, organizar seus pensamentos e ideias. Uma boa documentação deve ser clara, concisa e completa. Para isso, você deve seguir alguns passos:
Para fazer isso a construção da revisão de literatura corretamente, você precisará ler extensivamente e avaliar criticamente todas as fontes sobre seu tópico. Essa é uma parte importante do processo de pesquisa, pois fornece informação básica sobre o que foi feito no campo e por quê.
A construção da revisão de literatura deve ser feita seguindo os seguintes passos:
Considerai-se as revisões de literatura são um tipo de escrita acadêmica que analisa criticamente e resume as descobertas de outros autores sobre um determinado tópico. Assim, as revisões de literatura podem ser qualitativas ou quantitativas por natureza. Em consonância, existem quatro tipos de revisões da literatura: sistemáticas, integrativas e narrativa e rigorosas.
A revisão sistemática é um estudo que avalia um conjunto de evidências sobre uma questão específica e fornece respostas para a questão. Ou seja, é considerada um dos métodos mais confiáveis para tirar conclusão do projeto de uma extensa pesquisa bibliográfica. Também é considerado um método mais rigorosos para resumir evidências, pois pode reduzir o viés e facilitar a comparação de resultados entre estudos.
As revisões narrativas são geralmente autobiográficas e fornecem uma visão pessoal sobre o tema. O autor fornece sua história e o que eles aprenderam com ela, bem como isso se relaciona com outras pesquisas feitas sobre o mesmo tópico. Esse tipo de revisão é mais usado em estudos qualitativos ou quando um estudo quantitativo não está disponível.
O objetivo de uma Revisão Integrativa é fornecer uma visão geral e síntese da pesquisa atual sobre um determinado tópico. Ele fornece um resumo abrangente, as palavras chave, análise e a avaliação da pesquisa em um campo específico, sendo assim, a integrativa não se trata apenas de resumir a literatura.
Uma revisão rigorosa é um exame sistemático e objetivo da pesquisa, que foi feita sobre o tema a partir de um rigor metodológico. Ele começa descrevendo qual é a questão de pesquisa, como ela será respondida e quais métodos serão usados para respondê-la.
É importante notar que existem muitos tipos de revisões de literatura, cada uma com seu próprio propósito e público em mente. Uma revisão sistemática difere de uma bibliografia comentada, que difere de uma revisão narrativa.
Entretanto, no meio acadêmico a revisão da literatura científica é um componente crítico do processo de pesquisa. É o processo de localizar, avaliar criticamente e resumir trabalhos acadêmicos relevantes para entender o que foi feito em um campo específico.
Os diferentes tipos de revisões de literatura também podem ser usadas como uma ferramenta para ensinar aos alunos sobre a metodologia para revisão de literatura de um artigo científico e como uma forma do pesquisador acompanhar o que foi feito. A seguir, será abordado outros tipos de revisões.
{{new_tablle}}
Saber qual tipo de revisão de literatura usar para o seu trabalho acadêmico é um passo muito importante para garantir que todo o conteúdo produzido coerente com o objetivo.
Uma boa revisão de literatura deve ter três partes: a contextualização, referências e fichamentos.
Uma revisão de literatura deve ser concisa, clara e concisa, e deve destacar os pontos fortes e fracos de estudos anteriores. Além disso, deve dar uma ideia de como sua pesquisa abordará esses pontos fracos ou desenvolverá esses pontos fortes para uma maior contextualização.
Há muitas maneiras de encontrar referências confiáveis. Veja onde encontrar alguns exemplos de revisão de literatura: uma maneira é usar o Google Acadêmico e outros mecanismos de pesquisa para encontrar artigos relacionados ao seu tópico, bem como periódicos da sua área, ou ainda, você pode procurar livros sobre o assunto em sua biblioteca digital ou livraria local.
Você pode usar o fichamento para organizar suas ideias enquanto trabalha em sua revisão de literatura. Isso porque, de dentro do documento, você pode acompanhar todo o conteúdo que você já analisou sobre determinado assunto e a coleta de dados.
Algumas coisas importantes a serem lembradas ao escolher referências são:
A revisão da literatura é uma parte importante do processo de TCC. Isso ajuda a garantir que o escritor entenda o que foi escrito sobre um tópico antes e fornecer uma base para seu argumento. Fornecem ao leitor uma visão geral de todas as pesquisas relevantes sobre um determinado tópico e os ajudam a entender como isso se relaciona com o argumento do escritor.
Outra forma de garantir um excelente trabalho é consultar nossos parceiros do Studybay, especialistas em diversas áreas, os quais possuem o conhecimento necessário para fornecer a ajuda no pré-projeto ou no pós, desde a elaboração de um TCC até a revisão de literatura de um trabalho acadêmico.
As revisões de literatura são um ponto de partida para o seu TCC. Eles são uma visão geral de um projeto de pesquisa que foi feita sobre o tópico sobre o qual você está escrevendo. Eles incluem resumo de revisão de literatura do que pesquisadores anteriores encontraram e fornecem informações sobre como o trabalho deles é relevante para o seu próprio estudo.
Existem quatro tipos mais comuns de revisões de literatura: a sistemática, narrativa, integrativa e rigorosa.
Na elaboração de um TCC, a revisão da literatura é geralmente feita antes de iniciar qualquer pesquisa. É importante começar com a compreensão de uma questão de pesquisa e, em seguida, prossegue para reunir as evidências apropriadas para respondê-la.
A ideia de como fazer uma boa revisão de literatura para monografia pode ser feita resumindo e sintetizando os resultados de estudo anteriores ou realizando novas pesquisas. Incluindo duas abordagens principais para este tipo de trabalho: a revisão sistemática, revisão narrativa ou a pesquisa científica.
A estrutura de uma revisão de literatura, consiste em três seções: uma introdução ao tema; um resumo de pesquisas anteriores sobre este tópico; discussão sobre o que pode ser feito a seguir nesta área; bibliografia e apêndices.
Comentários